Idioma EN
Contraste

Transmuta dor

Jazz Poesia é pessoa antes de corpo, é transmasculine não-binário, escritor, poeta, e segue tentando aliviar o peso da vida, da densidade através das palavras. Morador do Morro das Pedras, com 24 anos de queda pela palavra, pela poesia.

Jô Arllen é multiartista, performer, produtora cultural e educadora. Dentro de suas pesquisas faz do corpo templo espiritual de experimentações decoloniais, limpando e se curando de um sistema branco e heteronormativo. Acredita e busca na coletividade a força para destruir normas e reconstruir espaços. Compõe o Fórum das Juventudes de BH, as Coletivas Galla on Fire, Academia Transliterária e Pretas T, além se ser moradora da Ocupação MOFUCE.

Nickary Aycker, mulher trans travesti preta e periférica, é uma artista drag queen transformista. Atua com performance de drag há cerca de 12 anos e como atriz em espetáculos teatrais.

Luaninha é manauense, recente moradora de Belo Horizonte/MG.

Transmuta dor

Experimentos cênicos e poéticos com Jazz Poesia (Tudo está dentro), Jô Arllen (Série Eu, Travesti | Restituição), Nickary Aycker (Resistência Trans) e Luaninha (Breve história).

1 – Tudo está dentro – Jazz Poesia
A boca fala aquilo que o coração tá cheio, do ancestral sai aquilo que quase infarta o coração. Através de algumas poesias venho retratar o nosso papel com a ancestralidade e o entendimento da palavra como Orixá, como quem alerta e guia. Como quem levanta a voz, de quem está cansado. Tudo está dentro, o velho e o novo.

2 – Série Eu, Travesti | Restituição – Jô Arllen
Pele e pelos pretos, corpo desconfigurado. A busca pela cura deixada pela vó preta, retirar signos para fazê-los crescer ainda mais forte. O ato performático é ritual, é força e renascimento. Com tua espada tudo será cortado.

3 – Resistência Trans – Nickary Aycker
A performance é uma junção da leitura de corpos e corpas que são invisibilizado, excluídos da sociedade, e expressões para desconstruir e fazer acontecer.

4 – Breve história – Luaninha
Manaus, Fortaleza e Belo Horizonte.

Publicado em 7/12/20

Outros convidados do Teatro Espanca!

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z