Idioma EN
Contraste

Carolina Maria de Jesus

Pessoa, autora e personagem

Atividade educativa

35 vagas. Parte de Encontro com professores.

Quando

Data a definir

Entrada gratuita

Inscrição prévia. Lugares limitados. Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Carolina Maria de Jesus / Acervo IMS

Visando estabelecer um espaço de aproximação à pessoa, autora e personagem Carolina Maria de Jesus, o encontro será dedicado a analisar as temáticas: linguagem e mediações da linguagem caroliniana; literariedade da escrita X literalidade da escuta; retraçando o pacto de leitura; como estamos lendo Carolina hoje?; intersecções de gênero, raça, classe, território; cidade e modernidade confrontadas. Bem como desenvolver abordagens pedagógicas que contribuam no exercício dos profissionais da educação em seus diferentes contextos.

O encontro será mediado por Fernanda R. Miranda e pela equipe de Educação do IMS Paulista.

Pré-requisito: professores, educadores de instituições culturais e agentes socioculturais.

Esta atividade faz parte das ações de formação relacionadas à exposição sobre Carolina Maria de Jesus que o IMS Paulista irá inaugurar em agosto de 2020.


Sobre Carolina Maria de Jesus

Autora que estreou com retumbante sucesso editorial, Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento (MG), em 14 de março de 1914. Do pouco que se conhece sobre sua infância, sabe-se que estudou no Colégio Allan Kardec, do Grupo Espírita Esperança e Caridade, na sua cidade natal. Depois de peregrinar com a mãe em busca de trabalho pelas cidades do interior paulista, Carolina chegou à capital do estado em 1947 e se instalou na favela do Canindé, de onde saía diariamente para trabalhar como catadora de papel.


Sobre Fernanda R. Miranda

Atualmente pesquisadora de pós-doutorado, doutora e mestra em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Publicou Carolina Maria de Jesus, literatura e cidade em dissenso e Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006).


Como participar

Quando
Data a definir
35 vagas.

Entrada gratuita.

Necessário fazer inscrição prévia pelo Eventbrite.

Pré-requisito: professores, educadores de instituições culturais e agentes socioculturais.

Com certificado de participação.

Mais informações: (11) 2842-9120.


Sobre o Encontro com Professores

Encontro com Professores é uma série de atividades destinadas a professores das redes públicas e privada de ensino, de nível básico e superior, a fim de contribuir na preparação das visitas com seus alunos e desdobramentos em sala de aula.

Cada encontro apresenta um tema, a partir do qual são propostas ações que estimulam debates, estudos, práticas e experiências estéticas acerca dos acervos e exposições do Instituto Moreira Salles.


Mais eventos

Mais IMS