Tempo de Erico 2021
Conversa
Quando
Evento online e gratuito
Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e, somente pelo Facebook, também com opção de legendas automáticas.
A 5ª edição de Tempo de Erico, uma iniciativa do IMS, entra na era virtual com a mesma pegada de evento de leitura, troca de conhecimento e divulgação do acervo de Erico Verissimo. Na conversa sobre o autor, Itamar Vieira Junior (Torto arado) e Paulo Scott (Marrom e amarelo) se encontram em live disponibilizada gratuitamente nos canais digitais do IMS.
O encontro mantém pretexto original de celebrar o legado de Erico Verissimo, cuja influência pode ser flagrada na literatura contemporânea.
O papo de Paulo Scott com Itamar Vieira Junior, mediado por Elizama Almeida, foi transmitido ao vivo pelo YouTube e pelo FB do IMS com opção de legendas, no dia 1º de fevereiro, às 18h. Grátis, sem inscrição. Quem não pôde assistir ao vivo pode assistir ao evento na íntegra nesta página.
Tradução simultânea em Libras e legendas automáticas em português.
Paulo Scott
Professor universitário, especialista em Direito Político e autor de diversos livros de prosa e poesia, entre os quais Habitante irreal (2012), vencedor do Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional; O ano em que vivi de literatura (2015), Prêmio Açorianos de Literatura 2016; e Marrom e amarelo (2019), livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2020 e finalista do Prêmio Jabuti na categoria romance literário.
Itamar Vieira Junior
Geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos, é autor da coletânea de contos A oração do carrasco (2017), finalista do Prêmio Jabuti de Literatura. Tem contos traduzidos e publicados em francês, inglês e espanhol. Estreou na categoria romance com o livro Torto arado, vencedor dos Prêmios LeYa (2019), Jabuti e Oceanos (2020).
Quando
1 de fevereiro de 2021, segunda, às 18h
Evento já realizado
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e, somente pelo Facebook, também com opção de legendas automáticas.
O acervo do escritor gaúcho chegou ao Instituto Moreira Salles em 2009. É formado de biblioteca de cerca de 1.900 itens, entre livros e periódicos; e de arquivo com produção intelectual contendo cerca de 490 documentos, entre os quais manuscritos e datiloscritos de obras como Clarissa (1933), O arquipélago (1961) e Incidente em Antares (1963). Há ainda o romance inacabado A hora do sétimo anjo (1966), além de rascunhos e notas, correspondência com 2.815 itens, 2.135 recortes de jornais e revistas e 1.860 fotografias. Em novembro de 2003, o Instituto Moreira Salles homenageou o escritor com a edição do volume nº 16 dos Cadernos de Literatura Brasileira, e, desde 2017, organiza anualmente o evento Tempo de Erico.