Idioma EN
Contraste

Fotógrafos imigrantes no acervo do IMS

Vincenzo Pastore, Peter Scheier, Madalena Schwartz e David Zingg

Curso

Com Fabiana Beltramin, Heloisa Espada, André Pitol e Angelo Manjabosco

Quando

Novas datas a definir

Ingressos

Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Sala de aula - 2º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Desde seus fundamentos, no século XIX, a fotografia no Brasil contou com a colaboração de profissionais estrangeiros que se fixaram no país em busca de novos mercados ou como refugiados, por razões políticas ou econômicas. Em todos os lugares, o trânsito global de fotógrafos proporcionou a migração de experiências técnicas e estéticas, mas também de vivências pessoais muitas vezes traumáticas. O curso abordará as trajetórias dos fotógrafos Vincenzo Pastore, Peter Scheier, Madalena Schwartz e David Zingg, todos do acervo do IMS, que imigraram para o Brasil em diferentes momentos do século XX. Com experiências muito distintas entre si, as quatro trajetórias trazem dados fundamentais para a compreensão do desenvolvimento da fotografia no campo comercial e artístico no país. Este curso ocorre por ocasião da exposição Arquivo Peter Scheier, em cartaz no IMS Paulista a partir de 25 de janeiro.

Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados.

Arredores de escola em Superquadra, Brasília, 1960. Peter Scheier/Acervo IMS

Sobre os professores

Fabiana Beltramin é doutora em história social pela USP, e autora de Sujeitos iluminados: a reconstrução das experiências vividas no estúdio de Christiano Jr. e Entre o estúdio e a rua: a trajetória de Vincenzo Pastore, fotógrafo do cotidiano.

Heloisa Espada é doutora em história da arte pela USP e curadora de artes visuais do Instituto Moreira Salles desde 2008. É autora Geraldo de Barros e a fotografia e Monumentalidade e sombra: o centro cívico de Brasília por Marcel Gautherot, entre outros. É curadora da exposição Arquivo Peter Scheier.

André Pitol é doutorando em artes visuais pela ECA-USP. Pesquisador com foco em fotografia, história e crítica de arte, desenvolveu os trabalhos Alair Gomes: fotografia, crítica de arte e sexualidade e “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes no circuito norte-americano.

Angelo Manjabosco é pesquisador e mestre em estética e história da arte pela USP. Sua dissertação trata das fotografias de David Zingg, George Love e Lew Parrella publicadas na revista Realidade (1966-1972). Trabalha na coordenadoria de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles.


Como participar

Aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19): equipe responsável pelos cursos e oficinas entrará em contato com os inscritos para esclarecer as dúvidas.

Quando
Datas a definir. As inscrições serão reembolsadas e as pessoas inscritas anteriormente terão prioridade de matrícula quando a atividade for remarcada.
45 vagas.

R$ 70 por aula individual, ou R$ 250 por 4 aulas.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.

Vendas pelo Eventbrite e na bilheteria do IMS Paulista.

Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

INSCRIÇÕES PARA O CURSO COMPLETO
Pacote com os 4 encontros

INSCRIÇÕES PARA AULAS INDIVIDUAIS
1ª aula: Vincenzo Pastore entre Itália e Brasil: fotos e vida social na experiência da imigração, com Fabiana Beltramin
2ª aula: Peter Scheier e a modernidade encenada, com Heloisa Espada
3ª aula: “O senhor se incomoda de ver umas fotos minhas?”: a fotografia de Madalena Schwartz, com André Pitol
4ª aula: David Zingg: o Brasil não é para principiantes, com Angelo Manjabosco


Programa

1ª aula: Vincenzo Pastore entre Itália e Brasil: fotos e vida social na experiência da imigração, com Fabiana Beltramin

A aula destacará o trânsito de Vincenzo Pastore entre seus dois mundos (Itália e Brasil) na virada do século 19 para o 20, e buscará compreender a inserção do fotógrafo na cultura visual italiana, sua matriz de formação, projetando-se de modo vibrante em sua prática entre o estúdio e a rua. Ao percorrer as ruas paulistanas, Pastore produziu uma galeria de tipos populares compostos a partir de um regime visual de claras relações estabelecidas por ele.

2ª aula: Peter Scheier e a modernidade encenada, com Heloisa Espada

Nascido em Glogau, Alemanha, numa família judaica, Peter Scheier refugiou-se no Brasil em 1937. Tornou-se fotógrafo em São Paulo, onde atuou por meio do Foto Estúdio Peter Scheier, entre o início dos anos 1940 e 1975. A aula abordará a trajetória diversificada do fotógrafo, sua experiência na revista O Cruzeiro, a colaboração com arquitetos modernos e sua atuação nos campos da fotografia publicitária e social.

3ª aula: “O senhor se incomoda de ver umas fotos minhas?”: a fotografia de Madalena Schwartz, com André Pitol

Analisando a produção fotográfica de Madalena Schwartz, a aula visa a destacar aspectos singulares de sua trajetória e contribuição para a fotografia no Brasil. Serão comentados a experiência migratória que a trouxe a São Paulo e a sua participação no Foto Cine Clube Bandeirante num momento de novas perspectivas da arte fotográfica, além da circulação de suas imagens em exposições até as recentes recomposições de sua poética na forma de fotolivros.

4ª aula: David Zingg: o Brasil não é para principiantes, com Angelo Manjabosco

A frase do título teria sido dita por Tom Jobim em conversa com o norte-americano David Zingg em 1961, ano em que o fotógrafo abandonou uma promissora carreira em revistas como Look e Show para fixar residência no Rio de Janeiro. No Brasil, trabalhou para jornais e revistas como Manchete, Realidade e Vogue, além de desenvolver projetos independentes. Nesta aula, veremos exemplos do trabalho de Zingg em diferentes contextos, com ênfase nas suas principais contribuições para a fotografia brasileira.


A série Histórias da fotografia

Como alternativa a uma história da fotografia única e cronológica, esta série de cursos revê a produção fotográfica através de temas e questões transversais, como a arte, as exposições, a imprensa, as ciências humanas, a moda, a fotografia amadora, a arquitetura, o cinema, o retrato indígena e as discussões raciais.


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS