No dia 10 de dezembro, data do centenário de nascimento de Clarice Lispector, o IMS inaugura um novo site dedicado à escritora. Esse lançamento marca a participação em 2020 do IMS na iniciativa Hora de Clarice, idealizado pelo próprio Instituto em 2011 para celebrar o aniversário da autora.
O portal reúne fotos, manuscritos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, grande parte proveniente do acervo de Clarice, sob a guarda do IMS desde 2004. Entre os destaques está uma aula em vídeo da professora Yudith Rosenbaum, especialista em Clarice: "Ritos do desejo em Felicidade clandestina". Criada especialmente para o lançamento do site, a aula interpreta o conto Felicidade clandestina, de 1971, percorrendo camadas de sentidos encobertos e ao mesmo tempo revelados pelo jogo da linguagem.
Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispector partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.
A Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.
Quando
10 de dezembro de 2020
Lançamento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.