Por Dentro dos Acervos Veja Mais +

São Paulo no acervo de Fotografia

25 de setembro de 2018

Em 1o de setembro de 2018 o coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles, Sergio Burgi, conversou com o público sobre os fotógrafos de São Paulo no acervo do instituto. A palestra, que aconteceu no IMS Paulista, pode ser assistida na íntegra no vídeo abaixo.

Partindo dos trabalhos pioneiros de Hercule Florence e Militão Augusto de Azevedo, que documentou o crescimento acelerado da cidade na segunda metade do século XIX, Burgi destacou a chegada de imigrantes europeus à cidade nas primeiras décadas do século XX como decisiva para a modernização da fotografia paulistana e seu florescimento no pós-guerra. Dentre eles estava Hildegard Rosenthal, que chega no final dos anos 1930 e se torna a primeira mulher fotojornalista do Brasil. 

Após falar do grupo ligado ao Foto Cine Clube Bandeirante, fez um apanhado de fotógrafos representativos dos períodos seguintes, como Hans Gunter Flieg, Thomaz Farkas, Henri Ballot, Alice Brill e Chico Albuquerque, mencionou a resistência à ditadura militar através da imagem e apresentou o trabalho de diversos fotógrafos nos anos 1970 e 1980, como Jorge Bodanzky, até chegar nos dias atuais.

Sobre os acervos

Mais IMS