Hora de Clarice é uma celebração do aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. Lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles, a proposta inicial do projeto era fazer a data de nascimento da escritora, cujo acervo está sob a guarda do IMS, ser comemorada como parte do calendário cultural do Brasil e de outros países.
Quando
Todo dia 10 de dezembro
Online
horadeclarice.ims.com.br
#HoraDeClarice
Imprensa
(11) 3371-4455
[email protected]
No Hora de Clarice 2025, celebraremos nas vozes e atuações das crianças, o livro infanto-juvenil A vida íntima de Laura, publicado por Clarice Lispector em 1974. Neste filme, seis crianças recontam, atuam, ilustram e co-dirigem a história da galinha Laura, de seu marido Luís e de seu filho Hermany no galinheiro de Dona Luísa.
O curta-metragem é fruto de um trabalho que aconteceu durante o ano letivo de 2025 e envolveu profissionais do Departamento de Literatura e alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, unindo educação, literatura e arte, em três etapas. Na fase da preparação, cada criança recebeu um exemplar do livro (doados pela editora Rocco) e participou de uma atividade de leitura compartilhada; num segundo momento, discutiram a história com seus pais e mães em casa; já na terceira etapa - criativa e artística - elas fizeram um trabalho de encenação de algumas passagens da história e de ilustração de três cenas. São esses os desenhos que dão colorido ao filme em uma releitura inédita da história da galinha Laura.
Concepção: Bruno Cosentino e Eucanaã Ferraz
Direção: Laura Liuzzi e Bruno Cosentino
Montagem: Laura Liuzzi
Produção: Bruno Cosentino
Apoio: Editora Rocco

Clarice Lispector, nome que recebeu no Brasil em substituição a Haia Lispector, nasceu em Tchechelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, filha caçula de Pinkhouss Lispector e Mánia Lispector. Fugindo da dominação comunista no país durante a guerra civil (1918-1921) após a Revolução Bolchevique de 1917, o casal foi obrigado a fazer escala na aldeia de Tchechelnik para que nascesse aquela que viria a ser um dos ícones da literatura brasileira. Menos de dois anos depois, com as filhas mais velhas, Tânia e Elisa, e a caçula, os Lispector partiram rumo ao Brasil, desembarcando em Maceió (AL), em 1922.
O IMS convida todas as universidades, escolas, editoras, bibliotecas, livrarias e outras instituições interessadas a participarem da festividade.
Use #HoraDeClarice para compartilhar informações e fotografias relacionadas à escritora.
Confira os vídeos comemorativos do Hora de Clarice pelo IMS desde 2011.

