Fotografia contemporânea no IMS
Oficina
Com Valentina Tong e Ângelo Manjabosco
Parte de Cursos e oficinas 2019/2
Quando
9, 16, 23 e 30 de agosto de 2019, sextas, das 16h30 às 19h
Ingressos
ESGOTADO (lista de espera disponível). Mais informações em Como participar
IMS Paulista
Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Nesta oficina serão apresentadas as práticas da área de Fotografia Contemporânea do IMS, com foco nos projetos desenvolvidos em parceria com artistas como Claudia Andujar, Mauro Restiffe e Rosângela Rennó. A partir de estudos de caso de projetos que integram a Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS, os alunos poderão conhecer diversos aspectos da curadoria e os bastidores das diferentes etapas do trabalho: pesquisa, diálogo com os artistas, edição das imagens, definição da lista de obras, escolhas dos suportes de montagem, expografia, design gráfico, edição do catálogo, montagem das exposições, suas respectivas itinerâncias e eventos relacionados.
Pré-requisitos: Indicada a interessados em fotografia e artes visuais.
ESGOTADO (lista de espera disponível)
Quando
9, 16, 23 e 30 de agosto de 2019, sextas, das 16h30 às 19h
R$200, pelos 4 encontros.
12 vagas.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Valentina Tong é arquiteta e curadora-assistente na área de Fotografia Contemporânea do IMS.
Ângelo Manjabosco é pesquisador e responsável pela coleção de Fotografia Contemporânea do IMS.
1) Introdução à área de Fotografia Contemporânea: exposições, coleção, revista ZUM e site da revista ZUM. Apresentação de duas exposições comissionadas: São Paulo, fora de alcance, de Mauro Restiffe e Rio utópico, de Rosângela Rennó.
2) A exposição Corpo a Corpo: a disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo e projetos comissionados com Bárbara Wagner, Garapa, Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos e Sofia Borges.
3) O projeto Claudia Andujar, da pesquisa no arquivo da fotógrafa até a realização de duas exposições: No lugar do outro e A luta Yanomami.
4) Os projetos desenvolvidos para a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS: Memento (coletivo Trëma), Samba Shiva (Vijai Patchineelam), Na espiral do Atlântico Sul (Tatewaki Nio), A infinita história das coisas (Sofia Borges), Casulo (Dias & Riedweg) e Jogo da memória (Aline Motta).
Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.