Modernidades fotográficas, 1940-1964

Exposição

Encerrada
De 17 de março, às 19h, a 6 de outubro de 2018

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h

Contato

(35) 3722-2776
ims.pc@ims.com.br

Apresentação

Após temporadas em Berlim, Lisboa, Paris e Madri, Modernidades Fotográficas, 1940-1964 – com trabalhos dos fotógrafos José Medeiros, Thomaz Farkas, Marcel Gautherot e Hans Gunter Flieg – chega ao IMS Poços. Foi eleita uma das cinco melhores exposições do mundo para serem visitadas.

O Brasil de meados do século XX é um país em plena transformação. O ímpeto de modernizar a vida social atinge todos os âmbitos, da economia à política, da cultura ao cotidiano, sempre num ritmo acelerado. São os "anos dourados" do Rio de Janeiro cosmopolita, é a época do primeiro surto industrial em São Paulo, da marcha para o oeste e da construção de Brasília. São também anos de intenso conflito político. Nesse turbilhão de fatos e ideias, a própria noção de moderno está o tempo todo em questão e é objeto de definições por vezes antagônicas.

Modernidades fotográficas retorna a esse período entre o regime Vargas e o golpe militar de 1964 pelos olhos de quatro grandes testemunhas de seu tempo: José Medeiros, Marcel Gautherot, Thomaz Farkas e Hans Gunter Flieg. Quatro fotógrafos incontornáveis, justamente por não pertencerem a uma mesma escola ou corrente, e sim por sua diversidade: de origem, de estilo, de interesse, de atuação, num arco que vai do jornalismo à experimentação formal, passando pela fotografia utilitária. Medeiros exerce e refina seu ofício ao sabor das pautas da revista O Cruzeiro; Gautherot persegue o projeto modernista de uma síntese de cultura popular e vanguarda estética; Farkas envereda pelo terreno da abstração e da autonomia plástica; Flieg cria um imaginário técnico para sua clientela industrial. O resultado é de grande variedade temática e estilística, sem fórmula única – e de enorme riqueza como figuração de um país tão vasto e contraditório, que só se deixa capturar pela soma de múltiplos olhares.

Curadoria

Ludger Derenthal
Samuel Titan Jr.

Na Internet

#ModernidadesFotograficas
modernidadesfotograficas.ims.com.br

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Visitação

Exposição encerrada
De 17 de março, às 19h, a 6 de outubro de 2018

Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 13h às 19h.

IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG

Acompanhe imagens relacionadas à exposição na hashtag #ModernidadesFotograficas no Instagram

#ModernidadesFotograficas


Imagens


Vídeo


Catálogo

Modernidades Fotográficas: 1940-1964
O catálogo reúne a obra de quatro grandes fotógrafos brasileiros num período crucial para a formação da fotografia moderna brasileira – e para os destinos do país. Fruto de uma exposição inaugurada no Museum für Fotografie em Berlim, em setembro de 2013, o catálogo já fora lançado em alemão pela editora Kerber e agora ganha versão brasileira pelo IMS. A curadoria da exposição e a organização do catálogo são de Samuel Titan Jr. (IMS) e Ludger Derenthal (Museum für Fotografie).


Eventos paralelos

Não há eventos programados para o futuro.


Conteúdo relacionado


Itinerário da exposição

A exposição Modernidades fotográficas, 1940-1964 – com obras dos fotógrafos José MedeirosHans Gunter FliegMarcel Gautherot e Thomaz Farkas que integram o acervo do Instituto Moreira Salles – está viajando pelo mundo desde 2013.

Rio de Janeiro, Brasil
IMS Rio
De 20 de março de 2016 a 5 de março de 2017
Página da exposição Modernidades fotográficas no IMS Rio

Madri, Espanha
De 5 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016
Círculo de Belas-Artes de Madri (CBA)
Página da exposição Modernidades: fotografia brasileira no site da CBA

Paris, França
De 6 de maio a 26 de julho de 2015
Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France
Página da exposição Modernités: photographie brésilienne no site da Gulbenkianum passeio pela exposição em cartaz na Délégation en France da Fundação Gulbenkian, em Paris.

Lisboa, Portugal
De 21 de fevereiro a 19 de abril de 2015
Fundação Calouste Gulbenkian
Página da exposição Modernidades: fotografia brasileira no site da Gulbenkian

Berlim, Alemanha
27 de setembro de 2013 a 27 de abril de 2014
Museum für Fotografie
Página da exposição Brazilian Modernism 1940-1964


Na loja do IMS

Exposição encerrada.


Sobre os acervos

Mais IMS