Mostra de filmes
IMS Rio
Sala José Carlos Avellar
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
Quando
25 de setembro a 3 de outubro de 2019
Debate, 29/9, 18h
Com Stephanie Dennison, Maite Conde e Bernard Eisenschitz
A partir de 25 de setembro, o cinema do IMS apresenta uma mostra que debaterá o impacto da obra de Paulo Emílio Salles Gomes no exterior e contará com a presença dos pesquisadores Bernard Eisenschitz, Maite Conde (Universidade de Cambridge) e Stephanie Dennison (Universidade de Leeds). Serão exibidos filmes representativos dos debates propostos pelo crítico e ensaísta (a valorização do cinema brasileiro, sua paixão pelos filmes de Orson Welles e pela preservação audiovisual), selecionados por Conde e Denninson, responsáveis pela primeira coletânea de artigos deste intelectual publicada em língua inglesa. A seleção inclui uma retrospectiva completa da obra de Jean Vigo, sobre quem Paulo Emílio escreveu uma biografia pioneira. Os filmes de Vigo serão apresentados e comentados por Eisenschitz, responsável pelas novas versões restauradas destas obras, ainda inéditas no Brasil. No IMS Rio a programação vai até dia 3 de outubro.
A exibição dos filmes de Jean Vigo é realizada em parceria com o Institut Français e a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.
Debate com Stephanie Dennison, Maite Conde e Bernard Eisenschitz: 29/9, domingo, 18h
Palestra de Bernard Eisenschitz: 28/9, sábado, após a sessão das 17h de Zero em comportamento
Sessões com apresentação
28/9, sábado: Bernard Eisenschitz apresenta A propósito de Nice + Taris ou A natação às 16h e O Atalante às 20h
29/9, domingo: Stephanie Dennison e Maite Conde apresentam É tudo verdade às 16h; Maite Conde apresenta Ganga bruta às 20h
Não há mais sessões previstas.
Filmes
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.
As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
Debate com Stephanie Dennison, Maite Conde e Bernard Eisenschitz
29/9, domingo, 18h
Entrada gratuita - Lugares limitados.
Distribuição de senhas a partir das 15h30. Limite de 1 senha por pessoa.
Militante político, historiador, crítico, fundador da Cinemateca Brasileira, professor, Paulo Emílio Salles Gomes (1916-77) é reverenciado no Brasil como um dos fundadores da crítica cinematográfica e dos estudos de cinema. Tendo escrito cerca de 400 ensaios ao longo de sua vida, ele ministrou aulas em importantes escolas de cinema, foi figura-chave no desenvolvimento dos arquivos de filmes, tanto na Europa como no Brasil, e é considerado um defensor ardente e promotor do cinema brasileiro. Fora do Brasil é mais conhecido por seu trabalho sobre o cinema francês, principalmente o estudo definitivo de Jean Vigo, de 1957.
Mais cinema
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.