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Abstrações de Haruo

02 de maio de 2016

A fotografia em preto-e-­branco, como técnica e forma de expressão artística, é uma linguagem que exige de quem a pratica o domínio preciso da luz no momento do registro da cena e grande domínio técnico e sensibilidade nos trabalhos de laboratório de revelação e ampliação final da imagem.

Fotógrafos, que, em meados do século XX, desenvolveram­-se nessa linguagem, construíram um universo marcante de referências culturais e estéticas, influenciando nosso olhar contemporâneo sobre o presente e o passado recente. No Brasil, nomes como Marcel Gautherot, José Medeiros, Thomaz Farkas e Hans Gunther Flieg; no exterior, Minor White, Edward Weston, Walker Evans e Ansel Adams, entre outros, formam uma linhagem que deixou sua marca autoral, estabelecida pessoalmente ou sob sua supervisão direta, nos dois momentos principais do processo fotográfico preto-­e-­branco: o da tomada da fotografia e o de posterior tradução da imagem capturada pela câmera em imagem sobre papel que represente em preto ­e branco e tons de cinza o momento, a luz e as formas visualizadas originalmente.

O trabalho de Haruo Ohara evidencia que a essência da linguagem fotográfica daquele período reside tanto no olhar do autor como no diálogo que o fotógrafo estabelece consigo mesmo no isolamento do laboratório fotográfico, onde lentamente suas visões do mundo materializam­-se em ampliações fotográficas trabalhadas pacientemente com o objetivo de expressar as formas, texturas, luzes e cenários de seu mundo particular. Se a maior parte dos nomes citados são de fotógrafos que, ao longo de suas carreiras, atuaram nos principais centros urbanos no Brasil e no exterior, em meio a referências culturais e estéticas contemporâneas a eles, o trabalho de Haruo Ohara, ainda que mais isolado por ter se realizado na nova fronteira agrícola do sul do Brasil, se insere em um quadro de referências fotográficas e artísticas – associadas a sua participação ativa nos fotocineclubes da região de Londrina e também no Foto Cine Clube Bandeirantes de São Paulo, local de atuação de outros importantes nomes da fotografia brasileira como German Lorca, Geraldo de Barros e Chico Albuquerque. O conjunto de imagens aqui selecionado reúne o melhor desta vertente da produção artística de Ohara, cobrindo um período que vai do fim dos anos 1940 ao fim dos anos 1960.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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