Idioma EN
Contraste

Por Dentro dos Acervos Veja Mais +

Imagens para todos

22 de março de 2023

O Instituto Moreira Salles acaba de disponibilizar para download gratuito parte de seu acervo fotográfico e iconográfico em domínio público. São cerca de 10 mil obras, entre fotografias - em maior quantidade - , gravuras, desenhos e pinturas, produzidas entre o século XVI e as três primeiras décadas do século XX por nomes como Marc Ferrez, Georges Leuzinger, Revert Henrique Klumb, Augusto Malta, Charles Landseer, Jean-Baptiste Debret, Marguerite Tollemache, Johann Moritz Rugendas, J. Carlos e outros.

Entre os principais temas abordados estão paisagens naturais e urbanas, retratos, expedições, o trabalho forçado de pessoas escravizadas, povos indígenas, desenvolvimento urbano, arquitetura, manifestações populares, política e cartografia.

Destaques da Fotografia

Clique na imagem para ampliá-la

 

Muitas instituições nacionais e internacionais já disponibilizam parte de seus acervos em domínio público para download. Entre elas, podemos citar Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP), Biblioteca Nacional; Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu Paulista, Pinacoteca de São Paulo, Biblioteca Pública de Nova York (EUA), Biblioteca do Congresso (EUA), Rijksmuseum (Holanda), a rede de museus Smithsonian (EUA) e o Metropolitan Museum of Art de Nova York (EUA). Nesse sentido, o IMS também vem somando esforços para oferecer ao seu público arquivos de qualidade, sem burocracia, ampliando seus usos e difusão.

Destaques da Iconografia

Clique na imagem para ampliá-la

As imagens podem ser baixadas a partir do acervo online do IMS ou diretamente em acervos.ims.com.br. Após realizar sua pesquisa e selecionar a imagem disponível em domínio público, basta clicar no botão Abrir na parte superior direita da seleção e, na tela seguinte, clicar no botão Download, na parte superior esquerda da tela.

Clique na imagem para ampliá-la

O IMS ressalta a necessidade de incluir créditos nas imagens, citando sempre o nome do autor seguido de Acervo Instituto Moreira Salles. A instituição não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.

Agora é só navegar no Acervo IMS e escolher que imagens deseja baixar. Boa pesquisa!