Um Brasil para os brasileiros
Exposição
Encerrada
25/9/2021 a 3/4/2022
IMS Paulista
Térreo, 5º, 8º, 9º andar
e obras na Avenida Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Horário
A exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo, em agosto de 1960. Tem como objetivo apresentar sua produção autoral que incluiu a publicação, em vida, de outras obras. Além de destacar suas incursões como compositora, cantora, artista circense. Uma multiartista.
Protagonista importante da história do Brasil, embora invisibilizada muitas vezes, Carolina tem um papel particularmente significativo para a história da população negra brasileira. A exposição apresenta a autora como uma intérprete imprescindível para compreender o país.
CMJ nasceu em Sacramento (MG), em 1914, e faleceu em São Paulo (SP), em 1977. Enveredou por vários gêneros literários – romance, poesia, teatro, provérbios, autobiografia, contos. No entanto, é mais conhecida pela escrita de diários, o que rendeu seu livro maior êxito comercial, Quarto de despejo. Sucesso editorial que pode ser medido pela sua tradução imediata para 13 línguas.
O acervo de Literatura do Instituto Moreira Salles tem sob seus cuidados dois manuscritos de Carolina Maria de Jesus – intitulados Um Brasil para os Brasileiros – e seu disco com composições próprias, também chamado Quarto de Despejo. Eis o ponto de envolvimento e de partida do IMS na elaboração da ideia.
Esta exposição tem curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, com a colaboração de uma equipe externa e autônoma ao IMS na elaboração do projeto. A pesquisa literária nos manuscritos inéditos da escritora é feita pela doutora em letras Fernanda Miranda.
Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros é resultado de um enorme esforço para destacar a grandeza da escritora e apresentar Carolina Maria de Jesus como convém: mulher negra e artista emancipada, símbolo de resistência e de luta política e cultural para o país.
Curadoria
Hélio Menezes e Raquel Barreto
Assistência de curadoria
Luciara Ribeiro
Pesquisa de literatura
Fernanda Miranda
Pesquisa de cinema e audiovisual
Bruno Galindo
Projeto Expográfico
Isabel Xavier
Projeto Gráfico
Estúdio Daó
Online
expocarolinamariadejesus.ims.com.br
#CarolinaNoIMS
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros
Museu de Arte do Rio (MAR)
24/6 a 26/11/2023
São José do Rio Preto, SP, Brasil
Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros
Sesc Rio Preto
11/10/2022 a 12/3/2023
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros
Ocupação MAR, Parque Madureira
15/10 a 15/12/2022
Sorocaba, SP, Brasil
Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros
Sesc Sorocaba
15/6 a 25/9/2022
São Paulo, SP, Brasil
Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros
IMS Paulista
25/9/2021 a 3/4/2022
Exposição encerrada
Entrada gratuita*
25/9/2021 a 3/4/2022
Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento.
IMS Paulista
Térreo, 5º, 8º e 9º andar, além de obras na Avenida Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
*Mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA ►
Contato
(11) 2842-9120
[email protected]
Imprensa
(11) 3371-4455
[email protected]
Neste tour virtual, o público pode visitar a exposição de onde estiver e explorar o conteúdo exposto de várias maneiras, usando o computador ou o celular, com opção para óculos de realidade virtual.
Em vídeo de Maria Clara Villas com imagens que acompanham o processo de montagem nas galerias, os curadores Raquel Barreto e Hélio Menezes explicam como a exposição se organizou, partindo da letra de Carolina Maria de Jesus.
Nesta playlist de vídeos, artistas convidados a participar da exposição Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros falam sobre a inspiração da obra que cada um levou para a mostra.
Em diálogo com a exposição, o curador de música do IMS, Juliano Gentile, preparou uma seleção de músicas. A playlist parte de canções da própria Carolina nas vozes de Virgínia Rodrigues e Luana Bayô, abrindo-se para músicas em que a autora é citada ou homenageada, em especial no rap, por meio de figuras como Larissa Luz, Luana Hansen, Renan Inquérito e mais. Conta também com produções fonográficas da época do lançamento do livro Quarto de despejo (1960), como o disco Bossa Negra, de Elza Soares, e Macumba, de Heitor dos Prazeres (este último em destaque na mostra). Ainda nessa contextualização aparecem expoentes do samba paulista, como Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e Toinho Melodia. A lista também inclui Leci Brandão e Dona Ivone Lara, mulheres negras compositoras assim como Carolina.
Série com leituras de obras realizadas pela Área de Educação do IMS a partir de trabalhos presentes na exposição. As informações descritivas de cada vídeo estão em seu comentário fixado no YouTube.
Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros
O catálogo traz imagens das obras dos 68 artistas que integraram a mostra, além de cadernos originais, objetos pessoais e fotografias autorais de Carolina Maria de Jesus. Textos dos curadores Hélio Menezes e Raquel Barreto e de outros autores, como Conceição Evaristo, Fernanda Miranda e Renata Bittencourt, completam o volume.
Páginas: 352
Formato: 23 x 3,2 x 17 cm
ISBN: 9786588251089
Idioma: Português
Lançamento: Março / 2023
Autora que estreou com retumbante sucesso editorial, Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento (MG), em 14 de março de 1914. Do pouco que se conhece sobre sua infância, sabe-se que estudou no Colégio Allan Kardec, do Grupo Espírita Esperança e Caridade, na sua cidade natal. Depois de peregrinar com a mãe em busca de trabalho pelas cidades do interior paulista, Carolina chegou à capital do estado em 1947 e se instalou na favela do Canindé, de onde saía diariamente para trabalhar como catadora de papel.
Foto: Carolina Maria de Jesus, 18 de novembro de 1960. Acervo UH/Folhapress
Não há novos eventos previstos.