Idioma EN
Contraste

AUDIOGUIA

Conflitos

Fotografia e violência política no Brasil 1889-1964

02 Revolta da Armada

01 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14

Juan Gutierrez. Forças legalistas durante a Revolta. Rio de Janeiro, c. 1893 Fotografia/papel, albumina/prata. Arquivo G. Ermakoff

Assim que conseguiu conter a Revolta da Armada, o presidente Floriano Peixoto contratou dois dos mais importantes fotógrafos que atuavam no país. Juan Gutierrez e Marc Ferrez foram chamados para retratar o exército vencedor em meio aos escombros da disputa. O levante liderado pela Marinha queria depor Floriano, mas ele acionou o Exército e ainda recebeu apoio dos republicanos paulistas e de militares norte-americanos.

O fotógrafo espanhol Juan Gutierrez lutou ao lado do presidente como capitão do 1o Regimento de Armas da Cavalaria da Guarda Nacional. As 80 fotografias que fez da Revolta da Armada são o primeiro registro metódico de um conflito armado no Brasil. Gutierrez aliou sua experiência como retratista e paisagista à de combatente para registrar os vencedores. Mais do que documentar o conflito em si, as imagens mostram a vitória de Floriano e a retomada do território pelo governo.

A fotografia impressiona por sua ambição teatral. São mais de 40 homens encenando a resistência em uma barricada, organizados em estratégia de guerra. O general está com o braço estendido, no canto inferior da foto. Ele está prestes a dar o comando para a artilharia disparar contra o inimigo. A imagem encena, antes de mais nada, o heroísmo patriótico e a capacidade bélica do Exército.

Ainda que tenha sido feita após o término do conflito, a foto representa uma memória bélica, de cunho autoritário, como é a maioria dos monumentos.