Idioma EN
Contraste

AUDIOGUIA

Conflitos

Fotografia e violência política no Brasil 1889-1964

06 Guerra do Contestado

01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14

Claro Jansson
“O famoso chefe fanático ‘Alemãozinho’ [Henrique Wolland]”. Canoinhas, SC, jan. 1915.
Estereoscopia, diapositivo/vidro, gelatina/prata. Coleção particular
Reproduzimos entre aspas as legendas originais atribuídas pelo autor das fotografias

Henrique Wolland, mais conhecido como Alemãozinho, aparece em imagens feitas após sua rendição, em janeiro de 1915. Ele havia aderido às tropas rebeldes do Contestado seis meses antes e conquistara um lugar de destaque no movimento. Nessa época, organizava ofensivas para conseguir alimentos e munição dos inimigos.

Em janeiro de 1915, Alemãozinho fez parte do grupo de rebeldes que se entregou voluntariamente ao Exército brasileiro. Após a rendição, virou informante e passou a colaborar com as Forças Armadas: forneceu nomes e locais e revelou as estratégias dos companheiros.

Não existem informações seguras sobre o passado de Alemãozinho. Mas em um processo no qual figura como réu, ele declarou ter nascido na Alemanha, em 1893, e ter trabalhado como fotógrafo. Embora não seja possível confirmar essa informação, seus retratos se destacam pelo modo como encara a lente, demonstrando intimidade com a máquina fotográfica. Nesta foto realizada por Claro Jansson, ele aparece de braços cruzados e cigarro na boca, com o corpo levemente inclinado, numa atitude que se diferencia tanto das poses estáticas dos militares quanto da postura subalterna da população sertaneja.