Idioma EN
Contraste

AUDIOGUIA

Conflitos

Fotografia e violência política no Brasil 1889-1964

14 Golpe de Estado

01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11 - 12 - 13

Evandro Teixeira
Tomada do Forte de Copacabana. Rio de Janeiro, 01.04.1964
Impressão digital em jato de tinta em papel de algodão
Acervo Evandro Teixeira

Na madrugada de 1o de abril de 1964, a primeira do golpe civil-militar, o fotojornalista Evandro Teixeira conseguiu entrar no Forte de Copacabana com a ajuda de um vizinho que era capitão. A cúpula militar, incluindo o futuro presidente Castello Branco, havia ocupado o local, marcando simbolicamente o início do novo regime. Evandro Teixeira entrou com a câmera Leica escondida debaixo do braço. Foi confundido com um fotógrafo da corporação e pôde registrar militares de alta e baixa patente. Ele realizou um conjunto de imagens único, que foi estampado na capa do Jornal do Brasil no dia seguinte.

A imagem mais icônica da série mostra vultos de militares sob a chuva torrencial. Como tinha pouca luz, Evandro Teixeira construiu uma imagem mais simbólica do que documental. Não é possível identificar o lugar nem os soldados, mas se vê que ali está um grupo de militares e que a situação é adversa. O contraluz desenha a silhueta dos corpos e dá brilho à chuva, criando uma cena misteriosa, que representa o sentimento de dúvida sobre o que estava por vir.

Evandro Teixeira usou uma câmera da marca Leica, leve e ágil, com uma lente que facilita o foco e a realização de fotografias com pouca luz. O registro ainda foi possível porque, em 1964, a independência e a autoria eram valores centrais para o jornalismo.

Evandro Teixeira aproximou-se da fotografia em 1958, ao estagiar no Diário de Notícias, em Salvador. Logo se mudou para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar como fotógrafo do Diário da Noite. Cinco anos mais tarde, transferiu-se para o Jornal do Brasil, onde atuou até 2010.

Fotografou desde importantes momentos da política do país até grandes eventos esportivos. É conhecido pelos registros feitos em 1968, que mostram a forte repressão e a violência militar contra o movimento estudantil.