Idioma EN
Contraste

AUDIOGUIA

Conflitos

Fotografia e violência política no Brasil 1889-1964

05 Guerra do Contestado

01 - 02 - 03 - 04 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14

Claro Jansson
“Fanáticos presos”. Da esquerda para a direita, a quinta moça de branco, em pé, é Helena Jansson, filha do fotógrafo; à sua direita, Henrique Wolland [Alemãozinho]. Canoinhas, SC, jan. 1915.
Estereoscopia, diapositivo/vidro, gelatina/prata. Coleção particular
Reproduzimos entre aspas as legendas originais atribuídas pelo autor das fotografias

Esta fotografia mostra as diferentes classes sociais envolvidas na Guerra do Contestado. No primeiro plano, sentadas no chão, estão as famílias sertanejas rendidas. Em pé, ao redor dos prisioneiros, vemos os militares, coronéis e seus jagunços. Do lado esquerdo da cena, mulheres e filhas de um fazendeiro aparecem vestidas em trajes de festa. Uma curiosidade, a primeira moça à direita é Helena Jansson, filha do fotógrafo Claro Jansson. Ao incluir a própria filha junto às lideranças políticas e militares, Jansson demonstra sua identificação com as forças de repressão aos rebeldes e seu apoio à causa oficial.

Ao lado dela, está Henrique Wolland, mais conhecido como Alemãozinho, líder rebelde que negociou a rendição de seu grupo e passou a colaborar com o Exército. Ao fundo, uma criança negra rompe com a formalidade da situação ao aparecer trepada nos galhos de uma árvore.

Esta composição, com diferentes grupos posando de forma pacífica, foi possível porque a negociação entre os militares e os rebeldes já havia ocorrido. Uma cena montada para representar a supremacia das forças oficiais sobre a população sertaneja.

Claro Jansson nasceu em 1877, na Suécia. Aos 14 anos, veio com sua família para o Brasil. Em 1910, instalou-se na cidade de Porto União da Vitória, no Paraná, e ali montou seu primeiro estúdio fotográfico, onde vendia retratos e vistas da cidade.

Quando ocorreram os primeiros combates na área do Contestado, as imagens feitas por Jansson ganharam as páginas dos jornais, e o fotógrafo recebeu do presidente da República o título de oficial da Guarda Nacional. A partir desse momento, criou-se uma relação de confiança entre o fotógrafo e as Forças Armadas.