Idioma EN
Contraste

Bárbara Wagner

barbarawagner.ims.com.br

Bárbara Wagner (Brasília, 1980) vem ganhando destaque com trabalhos que discutem a representação de fenômenos de uma cultura pop e periférica e suas estratégias de subversão e visibilidade. Utiliza principalmente o retrato como recurso de documentação, metodologia trazida de sua experiência prévia como fotojornalista. Em Brasília teimosa (2005-2007), que deu origem a um livro, fotografou durante dois anos uma praia popular de Recife aos domingos, registrando uma estética particular sobre gostos e hábitos de consumo que confrontam uma ideia de subserviência de classe. No projeto Mestres de cerimônias (2015-2016), uma das duas séries da artista no acervo de Fotografia Contemporânea do IMS, documentou a vida dos jovens MCs dos movimentos de Brega Funk e Funk Ostentação, firmando-se por um processo quase colaborativo de engajar os personagens na produção da própria imagem que vai além de uma observação contemplativa.

É mestra em artes visuais pelo Dutch Art Institute (Holanda) e trabalha em colaboração com o artista Benjamin de Burca (Munique, 1975) desde 2011, com quem já participou da 58a Bienal de Veneza (Veneza, Itália), da Front International – Trienal para Arte Contemporânea de Cleveland (Cleveland, USA), do 33o e 35o Panorama de Arte Brasileira (São Paulo, Brasil), da 32a Bienal de São Paulo (São Paulo, Brasil), entre outras mostras.


Obras da série 'Mestres de cerimônias'


Obras da série 'À procura do 5º elemento'


Vídeos


Por dentro dos acervos


Conteúdo relacionado


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Exposições

Corpo a corpo: A disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo 
Rio de Janeiro, Brasil
IMS Rio
De 24 de março a 12 de agosto de 2018

Corpo a corpo: A disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo 
São Paulo, Brasil
IMS Paulista
De 20 de setembro a 30 de dezembro de 2017


Na loja do IMS


Pesquise no acervo de Fotografia Contemporânea

Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.

Fotos de Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Bárbara Wagner e Mauro Restiffe/ Acervo IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência. De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia.contemporanea@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme a quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Outros acervos

Mais IMS