Idioma EN
Contraste

Thomaz Farkas

Fotógrafo e figura multifacetada que deixou marcas profundas no cenário cultural brasileiro também como empresário – dono da Fotoptica, negócio herdado do pai – e homem de cinema, Thomaz Farkas reuniu uma obra vasta e de fortes marcas autorais que só tardiamente, nos anos 1990, começou a ser apreciada em seu conjunto. Por um acordo de parceria com o próprio fotógrafo, o IMS assumiu a guarda e a preservação da sua obra fotográfica, composta por mais de 34 mil imagens que cobrem o período entre os anos 1940 e 1990.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR

Pedro no Guarujá

Balé da Juventude da UNE

Detalhe de fachada da Associação Brasileira de Imprensa – Série Recortes

Dia da inauguração de Brasília

Vista do Congresso Nacional no dia da inauguração de Brasília

Populares sobre cobertura do palácio do Congresso Nacional no dia da inauguração de Brasília

×
<
>

Pedro no Guarujá

Thomaz Farkas

Guarujá - SP - Brasil - 1940 década


Cronologia

Thomaz Jorge Farkas nasce em Budapeste, Hungria, no dia 17 de setembro de 1924. Em 1930, imigra com seus pais, Dézso (Desidério) Farkas e Teréz (Thereza) Hatschek, para São Paulo. Aos 8 anos, Thomaz ganha sua primeira máquina fotográfica. Após o falecimento do pai, em 1960, assume a direção da Fotoptica, função que exerceria até 1987, quando a rede de lojas seria vendida. Em 1968, é preso pelo regime militar sob a acusação de colaborar com a guerrilha e fica encarcerado uma semana no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI). Thomaz Farkas morre no dia 26 de março de 2011, aos 86 anos.


Vídeos


Dossiê Thomaz Farkas

O fotógrafo, cineasta, empresário, professor e galerista Thomaz Farkas, um "otimista delirante" — por Andrea Wanderley

Este dossiê tem acesso livre. Pode ser citado ou compartilhado, desde que autoria e fonte sejam sempre mencionadas.


Canal Farkas


Eventos paralelos


Por dentro dos acervos


Exposições


Pesquise no acervo de Fotografia

Você pode realizar buscas no amplo conjunto de imagens disponíveis para pesquisas online, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados, a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são: busca livre, busca avançada, solicitação de uso de imagens e opções de visualização.

Fotos de Marc Ferrez, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas e Chico Albuquerque / Acervo IMS