Idioma EN
Contraste

Mauro Restiffe

Mauro Restiffe (São José do Rio Pardo, SP, 1970) fotografa desde o fim dos anos 1980 usando exclusivamente a técnica analógica, retratando desde paisagens e situações urbanas à arquitetura, espaços museológicos e outros temas do cotidiano. Utiliza quase sempre um filme preto e branco de alta sensibilidade que resulta em imagens granuladas, sugerindo uma ideia de nostalgia e instabilidade temporal. Em Empossamento (2003), fotografou a cerimônia de posse do primeiro mandato do presidente Lula em Brasília, repetindo o registro na posse de Obama (2009), em Washington, e outros eventos políticos recentes – séries que aproximaram sua produção do registro documental de uma experiência histórica coletiva. É hoje um dos nomes de maior destaque na fotografia brasileira contemporânea.

Formou-se em cinema pela FAAP-SP e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University, em Nova York. Realizou exposições individuais no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Instituto Moreira Salles, Garage Museum of Contemporary Art em Moscou e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tem obras em coleções como Instituto Moreira Salles, Pinacoteca do Estado, MASP, Tate Gallery e MoMA.

Em 2014, Restiffe desenvolveu com o IMS a exposição São Paulo, fora de alcance, projeto iniciado em 2012 como um convite da revista ZUM para que registrasse as transformações na região da Luz, em São Paulo. Posteriormente, o convite se estendeu para mapear a cidade – os deslocamentos aconteceram quase diariamente por três meses e deram origem a centenas de fotografias. Um conjunto delas foi adquirido para a coleção Contemporânea.


Exposições


Pesquise no acervo de Arte Contemporânea

Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.

Obras de Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Barbara Wagner e Mauro Restiffe. Coleção Contemporânea/ IMS