Idioma EN
Contraste

AUDIOGUIA

Conflitos

Fotografia e violência política no Brasil 1889-1964

Introdução

01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14

Heloisa Espada, curadora da exposição e coordenadora de artes visuais do IMS

Olá, sou Heloisa Espada, curadora desta exposição, e gostaria de dividir com você algumas informações sobre as imagens apresentadas aqui. Você vai ver fotografias de conflitos armados que aconteceram no Brasil entre a proclamação da República, em 1889, e o golpe civil-militar de 1964. Ao contrário da imagem bastante divulgada do Brasil como um país pacífico, o que se vê aqui é uma história repleta de disputas políticas – revoltas, revoluções, tentativas de golpe, insurreições e guerras civis –, com desfechos violentos envolvendo as Forças Armadas.

Nesse período de 75 anos, a fotografia e a maneira como o fotógrafo exerceu sua profissão mudaram radicalmente. No fim do século XIX, estúdios de fotógrafos bem estabelecidos eram contratados pelo lado vencedor para retratar os combatentes após o cessar-fogo. Eles usavam câmeras pesadas e tripés que não permitiam o registro de cenas de ação. Por isso, até as duas primeiras décadas do século XX, a maior parte das imagens mostra batalhas encenadas, retratos posados ou os estragos causados pelos confrontos.

O fotojornalismo, tal como conhecemos hoje, foi surgindo aos poucos, junto com a industrialização da imprensa e com o aparecimento de câmeras mais leves e mais ágeis. Essas mudanças quase sempre trouxeram mais liberdade para o fotógrafo escolher seus pontos de vista.

Procuramos aqui mostrar a relação entre as tecnologias disponíveis em cada época, o lugar ocupado pelo fotógrafo em cada conflito e a linguagem fotográfica desenvolvida por ele. Como a forma de fazer fotografia mudou muito, sempre que possível preferimos mostrar materiais originais nas vitrines da exposição. Nas paredes, o visitante poderá ver imagens antigas reproduzidas com as tecnologias de hoje.

A exposição é uma viagem na história e nas formas de representar os conflitos do país. Este audioguia é um convite para que você se detenha especialmente diante de algumas das fotografias expostas.