Idioma EN
Contraste

Mauro Restiffe

maurorestiffe.ims.com.br

Mauro Restiffe (São José do Rio Pardo, SP, 1970) fotografa desde o fim dos anos 1980 usando exclusivamente a técnica analógica, retratando desde paisagens e situações urbanas à arquitetura, espaços museológicos e outros temas do cotidiano. Utiliza quase sempre um filme preto e branco de alta sensibilidade que resulta em imagens granuladas, sugerindo uma ideia de nostalgia e instabilidade temporal. Em Empossamento (2003), fotografou a cerimônia de posse do ex-presidente Lula em Brasília, repetindo o registro na posse de Obama (2009), em Washington, e outros eventos políticos recentes – séries que aproximaram sua produção do registro documental de uma experiência histórica coletiva. É hoje um dos nomes de maior destaque na fotografia brasileira contemporânea.

Formou-se em cinema pela FAAP-SP e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University, em Nova York. Realizou exposições individuais no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Instituto Moreira Salles, Garage Museum of Contemporary Art em Moscou e Pinacoteca do Estado de São Paulo. Tem obras em coleções como Instituto Moreira Salles, Pinacoteca do Estado, MASP, Tate Gallery e MoMA.

Em 2014, Restiffe desenvolveu com o IMS a exposição São Paulo, fora de alcance, projeto iniciado em 2012 como um convite da revista ZUM para que registrasse as transformações na região da Luz, em São Paulo. Posteriormente, o convite se estendeu para mapear a cidade – os deslocamentos aconteceram quase diariamente por três meses e deram origem a centenas de fotografias. Um conjunto delas foi  adquirido para a coleção de Fotografia Contemporânea.


Obras da série 'São Paulo, fora de alcance'

Clique na imagem para ampliá-la

Obras da série 'Nova Luz'

Clique na imagem para ampliá-la

Vídeos


Por dentro dos acervos


Conteúdo relacionado


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Exposições

São Paulo, fora de alcance: fotografias de Mauro Restiffe
Poços de caldas, Brasil
IMS Poços
17 de agosto de 2019 a 15 de março de 2020

São Paulo, fora de alcance: fotografias de Mauro Restiffe
São Paulo, Brasil
IMS Paulista
De 14 de abril a 26 de agosto de 2018

São Paulo, fora de alcance: fotografias de Mauro Restiffe
Rio de Janeiro, Brasil
IMS Rio
De 08 de junho a 28 de setembro de 2014


Na loja do IMS


Pesquise no acervo de Fotografia Contemporânea

Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.

Obras de Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Barbara Wagner e Mauro Restiffe. Acervo de Fotografia Contemporânea/ IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência. De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia.contemporanea@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme a quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Outros acervos

Mais IMS