Nos livros de Maureen Bisilliat
Exposição
Encerrada
9 de outubro de 2018 a 17 de março de 2019
IMS Paulista
Biblioteca de Fotografia
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Horário
Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h
Contato
(11) 2842-9120
[email protected]
Poucos fotógrafos traduziram tão bem o Brasil em sua complexidade como Maureen Bisilliat. Esta exposição na Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista destaca seis livros em que suas imagens dialogam com a obra de grandes escritores da literatura nacional: João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Euclides da Cunha, João Cabral de Melo Neto, Adélia Prado e Jorge Amado – autores que, como ela, oferecem visões incontornáveis da alma brasileira. Leitora perspicaz e curiosa, Bisilliat parece discordar do clichê de que uma imagem vale mais do que mil palavras: “Minhas fotografias”, costuma dizer, “só ficam completas com o texto”.
Curadoria
Na Internet
maureenlivros.ims.com.br
#MaureenLivros
Imprensa
(11) 3371-4455
[email protected]
Exposição encerrada
9 de outubro de 2018 a 17 de março de 2019
Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.
IMS Paulista
Biblioteca de Fotografia
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Maureen Bisilliat conversa com o curador Miguel Del Castillo sobre seus livros fotográficos relacionados a obras da literatura brasileira. Além de grande fotógrafa e leitora, Bisilliat tem um olhar atento para todo o processo de editar, escrever, projetar e imprimir seus livros.
Em vídeo de Maria Clara Villas, o curador da Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista, Miguel Del Castillo, faz uma visita guiada à exposição Fotografia e literatura nos livros de Maureen Bisilliat, uma celebração do casamento entre imagens da artista e textos de autores consagrados.
A inglesa Maureen Bisilliat, nascida em Englefield, Surrey, construiu desde os anos 1950, quando se mudou para o Brasil, um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Desde dezembro de 2003, sua obra completa está incorporada ao acervo do Instituto Moreira Salles, num total de 16.251 imagens, entre fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.
Mais informações sobre os livros que integram a exposição.
A João Guimarães Rosa
A visita
Sertões: luz & trevas
O cão sem plumas
Chorinho doce
Bahia amada/Amado
Não há novos eventos previstos.
Veja as fotos da exposição montada no IMS Paulista.
Rio de Janeiro, Brasil
De 9 de novembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020
Página da exposição Maureen Bisilliat: Escrever com a imagem e ver com a palavra no IMS Rio
Exposição encerrada
Programação
Nenhum evento encontrado.